quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Privação do Sono: A Importância do Sono


Todas as funções do cérebro e do organismo são influenciadas pelo sono, e não dormir traz sérias conseqüências para ambos.
De vez em quando alguém diz ironicamente que dormir é perda de tempo, que a vida é curta e deve ser aproveitada por mais do que dois terços do nosso dia, que não é necessário dormir muito.
“Muito” realmente não é necessário dormir, mas esse muito varia de pessoa para pessoa. O que não se deve fazer é dormir menos do que o suficiente. Não com freqüência.
Ainda que você se entupa de cafeína no dia seguinte, disfarce as olheiras com corretivo e ache que agüenta bem até o próximo cochilo, dormir pouco ou mal causa danos ao seu bem estar. Mesmo que, a princípio, você não perceba.
Os efeitos da falta de sono sobre a saúde não são todos visíveis e claros. Aliás, nem todo mundo fica com olheiras, com olhos vermelhos, ou boceja no meio do dia. Há estágios do débito de sono que vão aos poucos minando nosso organismo silenciosa, cumulativa e progressivamente, causando graves danos à saúde. Que tal você aprender um pouco sobre eles e prestar mais atenção à qualidade do seu sono em vez de esperar que os primeiros sintomas graves(aqueles que não podemos ignorar) apareçam?
Para começar, veja se você se lembra de algumas dessas alterações no seu ritmo mental: irritabilidade, mau humor, sonolência, desatenção, perda de concentração e da memória de fatos recentes, raciocínio mais lento, redução da capacidade criativa, de planejamento e de execução de tarefas. Estes são os primeiros sintomas da privação crônica do sono. Quer saber onde isto vai parar ? Se as noites continuam mal dormidas, o quadro pode evoluir para: perda de vigor físico e tônus muscular, envelhecimento precoce, obesidade, sistema imunológico prejudicado, aumento acentuado no risco de doenças cardiovasculares e gastrointestinais, diabetes e perda crônica da memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário