quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Fundamentos Básicos do Basquetebol


O que são os Fundamentos Básicos do Basquetebol? Esta pergunta é colocada por muitos miudos, aquando do inicio da prática da modalidade. Ora, para os que estão a iniciar, ou que pretende melhorar os seus “Fundamentos Básicos”, foi criado este espaço de forma a tirar algumas dúvidas de como se deve (segundo os livros) “driblar”, lançar, passar, entre muitos outros aspectos que tornam os Fundamentos Básicos do Basquetebol nisso mesmo, básicos para o sucesso dos jogadores!

Iremos tentar colocar consoante os fundamentos, algumas imagens e/ou vídeos de forma a ilustrar os movimentos correctos!

Posição Básica Ofensiva (PBO)

Segundo Murta (2002), trata-se de uma condição indispensável para que o jogador atacante sem bola, possa realizar, com eficácia, os principais movimentos no decorrer do jogo, nomeadamente:

*
Deslocar-se no terreno rapidamente em qualquer direcção;
*
Entrar em posse de bola (recepção de um companheiro);
*
Saltar.

As características de Base da Posição Básica Ofensiva (PBO) são as seguintes (adaptado de Adelino, 1994):

*
Pés afastados à largura dos ombros; parte anterior dos pés virados para a frente; o peso do corpo “cai” sobre a parte anterior dos pés - Para manter o equilíbrio e para uma reacção rápida;
*
Pernas ligeiramente flectidas ao nível dos joelhos, sempre com a vertical dos joelhos caindo em cima dos pés - Para uma reacção rápida;
*
Anca avançada; tronco naturalmente direito – Para manter o equilíbrio;
*
Braços flectidos pelos cotovelos, naturalmente colocados junto ao corpo, mãos ligeiramente acima da cintura; dedos afastados – Para manter a naturalidade.
*
Cabeça levantada, em posição natural – Para preparar a recepção da bola.

Posição Básica

Drible

O Que é o Drible?

O drible é o gesto técnico que permite ao jogador de basquetebol, deslocar-se com a bola pelo terreno de jogo.

“O Drible é como os doces: agradável em pequenas doses, mas muito mau quando usado em excesso.” (Jack Donohoe. s/d).

Mecânica do Drible

Há uma acção conjugada do antebraço e da mão através dum sistema de alavancas, que contribuem para o movimento. Na recepção da bola vinda do solo, primeiro actua a mão e só depois intervêm o antebraço. No impulso da bola para o solo, primeiro actua o antebraço e só então intervêm a mão. São sempre os dedos as partes principais de contacto com a bola.

Drible e Regras

*
Não se pode interromper o drible e iniciá-lo de novo;
*
Transporte de bola (mão no hemisfério sul da bola);
*
Não se pode driblar com as duas mão em simultâneo;
*
Ao iniciar-se o drible não se pode elevar o pé eixo enquanto a bola não sair da mão.

Drible

Tipos de Drible

Drible de Progressão

Está prioritariamente ligado ao deslocamento do jogador no campo de jogo, na maioria das vezes do cesto adversário

Principais Características

*
A posição do corpo é mais elevada;
*
A altura do drible é maior (mais ou menos ao nível da cintura);
*
O drible é feito ao lado e à frente e a mão contacta a bola por trás.

Drible de Progressão

Drible de Protecção

Pretende adaptar a técnica de execução do drible de forma a dificultar a intervenção do defesa. Surge portanto, quando há uma grande proximidade do adversário directo.

Principais Características

*
Interposição da perna e braço contrário à mão que dribla entre a bola e o defensor;
*
Flectir as pernas para diminuir a altura do drible (mais estável);
*
A bola toca o chão entre os pés do atacante;
*
O pulso faz um movimento enérgico;
*
A mão contacto com a bola por cima.

Drible de Protecção

Drible de Protecção I



Passes

Definição

É o elemento técnico que traduz de forma mais objectiva a comunicação entre dois jogadores da mesma equipa. O seu êxito depende dos seguintes factores:

*
Preparação de quem recebe a bola;
*
Qualidade de quem passa (posição, técnica escolhida e sua execução correcta);
*
“Tempo” de execução do passe;
*
Nível de oposição defensiva existente.

Linhas de Passe

É a linha imaginária que une a bola ao jogador que a pode receber. A trajectória percorrida pela bola no passe pode ter três formas:

*
O passe de tenso (paralelo ao solo e distingue-se pela sua rapidez);
*
O passe picado (a bola ressalta no solo antes de chagar ás mãos de quem a recebe);
*
O passe em arco (solução mais adequada para casos especiais).

Para que alvo preferencial, deve o jogador passar a bola?

a) Para o peito de quem recebe (jogador parado sem oposição);

b) Para o lado contrário áquele onde se encontra o defesa;

c) Para a mão alvo do jogador (assinala desta forma o local onde quer receber a bola);

d) Ligeiramente para a frente do jogador que se desloca em velocidade.

Tipos de Passe

1.
Passe de peito com duas mãos;
2.
Passe por cima da cabeça com duas mãos;
3.
Passe com uma mão por cima do ombro.

Passe de Peito

Principais características:

*
Cotovelos junto ao corpo;
*
Rotação dos pulsos na execução do passe;
*
Posição final das mãos com as palmas para fora e polegares a apontar para baixo e para dentro.
*
O Passo adicional, não é uma componente do passe de peito, mas sim um movimento auxiliar relacionado com a força de execução e com o equilíbrio.

Passe de peito

Passe de Peito (1)

Passe por cima da Cabeça

Principais Características:

*
Acção importante dos dedos e dos pulsos;
*
Muito usado contra defesas à zona.

Passe de Ombro

Principais Características:

*
Utilizado preferencialmente para passes compridos;
*
Participação final e decisiva do pulso e dos dedos.

Passe de Ombro

Passe de Ombro (1)

Lançamento

Definição

É o elemento técnico mais importante do basquetebol, pois é em função dele que atingimos o objectivo de jogo, i.e., o “cesto”. O lançamento ao cesto é assim a finalidade última de todas as acções individuais e colectivas.

Mecânica do Lançamento

1.º Equilíbrio Corporal

É necessária uma posição estável e equilibrada para a perfeita execução do gesto. Deve-se procurar a PBO, e ao nível dos apoios, os pés encontram-se afastados à largura dos ombros, estando o pé do lado da mão lançadora um pouco mais avançado.

Posição de Lançamento Equilibrio Corporal

2.º A Pega da Bola

A bola é segura com as duas mãos, encontrando-se a mão lançadora por baixo da bola e a outra ligeiramente à frente e ao lado. O cotovelo deve estar levantado (debaixo da bola) e dirigido ao cesto.

A mão que lança:

*
dedos afastados, extensão completa do pulso, a palma da mão não toca a bola;

A Mão de apoio:

*
Posição lateral face à bola, dedos afastados e a apontar para cima, polegares em forma de T sem se tocarem.

Pega da bola Mecânica do lançamento

3.º O Pulso

Deve estar direito e atrás, e a sua acção é para a frente e para cima sendo muito importante por estar relacionado com o lançamento a um e a dois tempos.

4.º Rotação Atrás da Bola (Back Spin)

O movimento de rotação da bola para trás durante a sua trajectória no ar, deve ser alcançado de forma natural, sem exageros, como consequência directa de serem os dedos os últimos segmentos a empurrar a bola para o cesto.

Back Spin

5.º Ponto de referência

O lançamento deve ser efectuado tendo um ponto de referência, em relação ao qual se faz “pontaria”. O ponto de referência pode ser a globalidade do cesto (aro e rede) no caso do lançamento directo (sem tabela), ou no ponto de ressalto da bola na tabela, mas procurando sempre manter o olhar fixo no alvo.

Fixar Alvo

6.º O Momento em que a Bola sai da Mão

A bola deve estar acima da cabeça mas desviada lateralmente para o lado da mão que lança (por cima do olho do lado da mão que lança). Cabeça numa posição natural, sem nenhum desvio lateral. A extensão do braço no final do movimento não deve ser exagerada, lançando a bola para o cesto de uma forma contínua, natural e rápida, terminando com a flexão natural do pulso (como a tapar o cesto).

Fixar Alvo (1)

7.º Continuidade do Movimento (O pulso segue o movimento)

O movimento deve ser contínuo, um desenrolar para cima sem quebras, aproveitando todas as forças e fazendo a extensão completa do braço, sem criar pressão que influencie o movimento. A mão fica relaxada e, a pontaria depende dela, do braço e da perna lançadora.

Mão na Bola

Lançamento na Passada

Definição

Este tipo de lançamento é o único que tem dois apoios alternados antes do lançamento, e é realizado quando nos encontramos animados de alguma velocidade, após passe ou drible.

Principais Características:

*
O 1.º passo é normalmente mais longo;

Lançamento na passada

*
O 2.º passo (antecede o salto), é mais curto;

Lançamento na Passada (1)

*
Grande importância do último apoio (passagem de um deslocamento horizontal para vertical);
*
A partir do momento que se inicia o último apoio, fixar o olhar num ponto fixo (tabela ou aro);
*
O movimento do braço (no lançamento propriamente dito), deve-se soltar a bola suavemente, apenas apoiada na mão que lança;
*
A bola é colocada do lado contrário ao defesa;
*
Utilizar a perna livre (balanço) para aumentar a impulsão, flectida pelo joelho na direcção do cesto;
*
Estiramento máximo do corpo na direcção do cesto (salto vertical);

Lançamento na Passada (2)

*
No lado direito da tabela lançar com a mão direita, do lado esquerdo, com a mão esquerda;
*
O último impulso é realizado com a perna contrária à mão lançadora:

A) – Lado direito (direita-esquerda);

B) – Lado esquerdo (esquerda-direita).

Lançamento na Passada (3)

Existem duas hipóteses de colocação da bola na mão para concretizar o lançamento:

1.
Com movimento final do pulso semelhante ao do lançamento normal;
2.
Lançamento “de bandeja” propriamente dito (o movimento faz-se de baixo para cima).

Em construção…

(Toda a Bibliografia será colocada no final da construção desta página)
103 Respostas para “Fundamentos Básicos do Basquetebol”

1.
tahyanny disse
24 24UTC Março 24UTC 2008 às 17:03

1 eu gostaria de saber o numero de titulares e de reserva
2 qual é o tempo de jogo e intervalo
3 quem faz parte da equipe de arbitragem
4 qual é a diferenca entre violacao e falta
5 quantos segundos é necessario para cobrar a lateral
6 execultar um lance livre:
passar da defesa para o ataque,
realizar arremesso,
reter a bola na mão,
permanecer no garrafao
7 quantos pontos vale a cesta de lance livre e de campo
8 a penalidade para:
voltar com a bola,
pisar na linha,
bater na mão do adcersario no do arremesso demorar para cobrar lateral e ou lance livre,
ultrapassar o tempo de arremesso

e o nome das linhas da quadra????
Responder
2.
CalipolenseBasket disse
24 24UTC Março 24UTC 2008 às 21:59

Passo a responder às suas perguntas.
1.º – O número de titulares de um jogo de basquetebol são 5 e mais (podem ir até) 7 jogadores reservas.
2.º – O jogo no seu total é de 40 minutos, repartido por 4 períodos de 10 minutos cada. Entre o 1.º e 2.º e entre o 3.º e 4.º período, o intervalo é de 2 minutos. Entre o 2.º e 3.º período o intervalo é maior (15 minutos).
3.º – A equipa de arbitragem pode ser composta por 2 ou 3 árbitros, dependendo das regras aplicadas ao campeonato em questão.
4.º – A diferença entre violação e falta, é que na violação não há contacto com o adversário (exemplo: passos) e a falta é averbada quando há contacto com o adversário (exemplo: bater na mão do adversário).
5.º – O tempo que se pode utilizar para realizar o lance lateral é de 5 segundos.
6.º – Os segundos para se efectura o lance livre são 5 segundos.
7.º – 8 Segundos é o tempo que se pode “gastar” para passar da defesa para o ataque.
8.º – Para realizar o lançamento será o mesmo tempo para reter a bola na mão 5 segundo.
9.º – Para permanecer no garrafão, o tempo utilizado serão 3 segundos, desde que não seja um realizado um passe para o jogador em causa.
10.º – Cada lance livre efectuado e convertido é de 1 ponto enquanto dentro da linha de 6.25 (linha de três pontos) é de 2 pontos e fora desta linha é de 3 pontos.
11.º – A penalidade para voltar com a bola para a defesa é a posse de bola para a equipa adversária, a mesma penalidade também é aplicada para quem pisar a linha que separa o ataque da defesa (desde que quem pisa a linha tenha posse de bola).
12.º – A penalidade para quem bate na mão do adversário no momento do lançamento é uma falta pessoal para quem bateu na mão do “atirador”. Depois se o lançamento for convertido, o “atirador” tem direito a mais 1 lance livre. Caso não tenha convertido é-lhe atribuido 2 lances livres.
13.º – A Penalidade para quem ultrapassa o tempo do lançamento é a posse de bola para a equipa adversária!

Em relação ao nome das linhas do campo são:

O campo de jogo deve ser delimitado por linhas limite, consistindo em duas linhas finais (no sentido da largura) e por duas linhas laterais (no sentido do comprimento). Estas linhas não fazem parte do campo de jogo.
O campo de jogo deve estar a pelo menos dois (2) m de qualquer obstáculo, incluindo as pessoas sentadas no banco de equipa.

1. Linha central, círculo central e semicírculos
A linha central é a linha marcada paralelamente às linhas finais a partir dos pontos médios das linhas laterais, prolongando-se quinze (15) cm para além de cada linha lateral.
O círculo central deverá ser marcado no centro do campo de jogo e o seu raio é de 1,80 m medido do bordo exterior da circunferência. Se o interior do círculo central está pintado, a cor deve ser a mesma das áreas restritivas.
Os semicírculos devem ser marcados no campo de jogo com um raio de 1,80 m medido do bordo exterior da circunferência e com os seus centros no ponto médio das linhas de lance livre.

2. Linhas de lance livre e áreas restritivas
A linha de lance livre deve ser marcada paralelamente a cada linha final. Deve ter o bordo exterior a 5,80 m do bordo interior da linha final e um comprimento de 3,60 m. O seu ponto central deve estar sobre a linha imaginária que une os pontos médios das duas linhas finais.
As áreas restritivas são espaços delimitados no campo de jogo pelas linhas finais, pelas linhas de lance livre e pelas linhas que, tendo origem nas linhas finais, têm os seus bordos externos a 3 metros do pontos médio das mesmas, terminando nas extremidades das linhas de lance livre. Estas linhas, com excepção das linhas finais, fazem parte da área restritiva. O interior das áreas restritivas pode ser pintado, mas a cor deverá ser a mesma do círculo central.
Os espaços ao longo das áreas de lance livre, reservados aos jogadores durante os lances livres.

3. Área de cesto de campo de 3 pontos
A área de cesto de campo de 3 pontos duma equipa deve ser a área do campo de jogo, à excepção da área mais próxima do cesto do adversário, limitada por e incluindo:
• Duas linhas paralelas que se prolongam na perpendicular da linha final, a 6,25 m da projecção no solo do centro do cesto do adversário. A distância deste ponto até ao bordo interior do ponto médio da linha final é de 1,575 m;
• Um semicírculo de 6,25 m de raio medido do bordo exterior da circunferência (a partir do mesmo ponto, como anteriormente definido) que une as linhas paralelas.

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