quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Exercício Aeróbico ou Aeróbio



Considera-se exercício aeróbico ou aeróbio todo esforço que possa ser mantido por um longo período de tempo. Costumam ser, portanto, esforços de intensidade leve ou moderada, definindo-se essa intensidade de acordo com a aptidão individual. A caminhada, o ciclismo e a ginástica aeróbica são exercícios normalmente classificados como aeróbios devido ao tipo da exigência cardíaca e muscular que provocam, sendo possível sua prática prolongada.
A palavra aeróbio significa com oxigênio, ou na presença de oxigênio. O exercício aeróbio é um tipo de esforço que leva as células musculares a consumir mais oxigênio para fornecer mais energia para o movimento.
Para realizar um movimento, por um período prolongado, o corpo utiliza energia produzida pelas células musculares, que tem sua própria usina, chamada mitocôndria. A mitocôndria utiliza o oxigênio, num processo que por esse motivo é chamado respiração celular. Além de oxigênio, a usina utiliza produtos provenientes das gorduras, dos carboidratos e das proteí-nas para sintetizar uma molécula chamada ATP (adenosina trifosfato) Essa molécula, ao ser quebrada, libera energia para o músculo se contrair. Quanto maior o esforço, maior o consumo de energia, e maior a utilização de Oxigênio.
É para suprir essa demanda crescente de oxigênio que o ritmo da respiração aumenta automaticamente durante o exercício. O oxigênio trazido da atmosfera pelos pulmões acelerados precisa ser levado rapidamente até os músculos que estão trabalhando. Para isto o coração bombeia mais forte e mais rápido, acelerando a circulação sanguínea. Quanto mais intenso é o exercício, maior é a freqüência cardíaca
Se, com esse aumento da respiração e dos batimentos cardíacos, o oxigênio que chega ao músculo é suficiente para produzir se a energia necessária ao exercício que está sendo realizado, e se houver substrato energético disponível e a velocidade de sua utilização for adequada, as mitocôndrias conseguem dar conta do recado. Isto que dizer que, durante uma caminhada ou uma corrida, se o corpo estiver preparado para aumentar a oxigenação na medida necessária, os músculos serão capazes de realizar muito bem o exercício por um período prolongado. Nessas condições, o exercício se caracteriza como aeróbio.
Na busca de melhor produtividade, as células musculares procuram obter mais energia com maior eficiência. A partir de certo momento, a célula muscular passa a usar mais gordura do que carboidrato, pois a molécula desta é maior e mais energética do que a daquele. Esse, é claro, é o momento mais esperado por qualquer pessoa que pretenda emagrecer. Que momento é esse? Ora, ele depende da aptidão individual. Quanto mais treinada for a pessoa, mais rapidamente começará a queimar maiores quantidades de gordura.
Não existe, porém, um momento em que a célula queime apenas gordura. Todas as fontes de energia (carboidratos, gorduras, proteínas e ATP) participam simultaneamente de todo tipo de esforço, variando apenas a porcentagem de uma e outra. A de maior porcentagem é a que caracteriza o exercício.
A produção aeróbia de energia é o processo mais econômico e eficiente do nosso corpo, é utilizado no repouso e por isso causa menos fadiga durante o exercício.
Mas esse processo chega até um ponto determinado. O corpo não consegue aumentar infinitamente a oxigenação, pois os pulmões, e também o músculo cardíaco, têm seus limites. É ai que o exercício mexe com a aptidão cardiorrespiratória. O treinamento aeróbio estimula esse processo, expandindo sua capacidade e tornando-o mais eficiente.
Os exercícios aeróbios são considerados benéficos para a saúde porque “acostumam” o corpo ao esforço prolongado, aumentando a resistência cardiorrespiratória. Com o treinamento regular, todos os sistemas envolvidos no exercício são condicionados e melhorados. O treinamento aeróbio aumenta a capacidade aeróbia (capacidade de produzir energia a partir do oxigênio), altera o metabolismo, aumenta a eficiência para queimar gordura, reduz as reservas de gordura corporal, reduz a gordura circulante no sangue, diminuindo assim o risco de doença cardiovascular.
Também aumenta a sensibilidade a insulina, reduzindo o risco de se desenvolver diabetes. Em suma, o condicionamento físico aeróbio torna o sistema cardíaco e respiratório, aptos e dispostos a trabalhar mais, sem preguiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário