quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O que é Frequência Cardíaca Máxima


A aptidão cardiorrespiratória é o que determina a intensidade do esforço que os sistemas cardíaco e respiratório suportam. Ela é individual e depende de fatores genéticos e do nível de atividade física que o indivíduo está acostumado a praticar. A freqüência cardíaca máxima está diretamente associada a aptidão cardiorrespiratória. Expressa o número de vezes que o coração é capaz de bater por minuto.
Com relação ao exercício físico, a freqüência cardíaca máxima é sinal vermelho. É o limite superior do seu esforço, é o ápice de trabalho que seu músculo cardíaco pode realizar e que, portanto, não deve ser desrespeitado.
Na Educação física, utilizamos como parâmetro, na verdade, uma estimativa de freqüência cardíaca submáxima, ou seja, próxima à máxima, como medida de segurança. Esse valor serve apenas como referência; para efeito de treinamento, não é recomendado atingir a freqüência máxima, pois isto seria perigoso e contrário aos objetivos de melhora da saúde. Mas é a partir da freqüência identificada como máxima é que se estabelecem as freqüências ideais de treinamento, conforme o objetivo de cada exercício.
Tanto a freqüência cardíaca máxima quanto as freqüências ideais de treinamento são valores individuais que dependem, primeiramente, da idade. À medida que a idade avança, a capacidade cardiorrespiratória tende a declinar gradativamente.
Esse valor é um segundo parâmetro de avaliação da aptidão cardiorrespiratória, menos preciso que o VO2, mas mais fácil(e barato) de medir. A freqüência cardíaca máxima é medida por meio de um teste na esteira rolante ou bicicleta ergométrica.
Na impossibilidade de realizar um teste clínico da freqüência cardíaca máxima, existe um cálculo que, embora não forneça resultados precisos, funciona como uma referência próxima da realidade. Parte-se do princípio de que no início da vida se tem, em média, freqüência cardíaca máxima de 220 batimentos por minuto e que, a cada ano, ela diminui em um batimento por minuto. Assim subtrai-se a idade de 220 e obtêm-se a freqüência cardíaca máxima atual.
Cálculo aproximado:
220 – idade = freqüência cardíaca máxima.
As freqüências ideais de treinamento são determinadas por porcentagem da freqüência máxima. Um indivíduo que deseje realizar, por exemplo, um exercício aeróbio com predominância de queima de gorduras deve manter sua freqüência cardíaca acima de 60% e abaixo de 80% da máxima.
Já se o objetivo for aumentar o VO2, deve-se elevar a freqüência cardíaca acima de 80% da máxima, não se excedendo os 92%. É possível controlar o ritmo dos batimentos utilizando-se, durante a prática, um aparelho medido de freqüência cardíaca.
Outro recurso utilizado para se quantificar o esforço durante o exercício é a escala de esforço percebido. Neste caso em vez de números inteiros, porcentagens e equipamentos, é uma percepção que serve de referência para se identificar o quão próximo se está da freqüência cardíaca máxima.
A dificuldade para falar também é um parâmetro utilizado. Respiração muito ofegante e total dificuldade de falar durante o exercício, por exemplo, significa que a intensidade do esforço está bastante alta e a freqüência cardíaca está bem próximo da máxima. Já respiração levemente alterada e facilidade para falar indicam esforço leve e desenvolve a capacidade aeróbia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário