sábado, 20 de fevereiro de 2010

Peso Corporal


Preocupar-se com a saúde faz parte do pensamento de grande parte dos atletas. E um dos cuidados a serem tomados para quem quer manter a saúde é ter o controle da taxa de gordura corporal. E a melhor maneira de saber se uma pessoa está com um peso saudável é através da avaliação de percentual de gordura, já que a composição corporal do ser humano divide-se em várias partes, como massa magra (músculo), massa gorda (gordura), hidratação (peso de líquidos), peso ósseo e peso residual que compreende órgãos, pele, sangue, tecidos, entre outros.

Para saber a sua massa corporal, há diversos métodos, desde o adipômetro, que avalia a partir das dobras cutâneas, até com o aparelho de ressonância magnética. Mas a maneira mais utilizada dentro dos consultórios e academias é a Bioimpedância, que através de correntes elétricas é capaz de saber o percentual de massa magra e gorda.

A taxa de gordura deve ser bem avaliada para um atleta. Um corredor de elite deve ter menos taxa de gordura que um atleta amador, como explica Tarcila Beatriz Ferraz de Campos, nutricionista. “A quantidade ideal de gordura em uma mulher fica entre 20 e 25%, não devendo ser inferior a 12%. No homem, os valores aceitáveis ficam entre 12 a 15%, não devendo ser inferior a 3%. Em um atleta de elite o nível está em torno de 6 a 8% e em um atleta normal, pode estar em torno de 10 a 12%”, explicou Tarcila.

A simples pesagem em balanças de farmácia e os cálculos de IMC (Índice de Massa Corpórea) não são suficientes para saber se a taxa da gordura está regulada. “Quem pratica atividade física regularmente, tem a tendência de formar mais massa muscular, e massa muscular pesa! Por exemplo, um homem de 1,80m, com 90 kg e 14% de gordura, é aparentemente um homem ‘sarado’, mas no IMC ele estaria acima do peso. Por isso, para quem pratica esporte não dá para seguir a balança como parâmetro”, salientou Michelle Ferreira De Simone, nutricionista especialista em nutrição esportiva da Clínica Perfeita.

Pontos positivos e negativos
A taxa de gordura deve ser sempre controlada, já que ela deve ficar em um nível de segurança. Ter gorduras em excesso não causa apenas problemas com a aparência ou baixa-estima, ela traz problemas de saúdes consideradas graves, como pressão alta, infarto, aumento das taxas sanguíneas de colesterol, diabetes, câncer, entre outros.

Mas ter pouca gordura também pode trazer más consequências. A gordura é essencial para o funcionamento correto do organismo, fazendo parte, principalmente, de funções vitais. Um baixo percentual de gordura pode trazer alterações no humor, baixa de sistema imunológico e osteoporose.

Um bom percentual de gordura além de prevenir essas doenças crônicas, ainda pode trazer um alto rendimento no esporte e nos exercícios físicos. A massa muscular conquistada irá ficar mais aparente e, consequentemente, aumentará a auto-estima do indivíduo.

A taxa de gordura pode ser diminuída ou aumentada naturalmente, aliando esportes físicos com uma alimentação saudável e equilibrada.

Série de alimentação
O principal protagonista do aumento da gordura são os alimentos com alto incide de fritura e açúcares. Esses alimentos, se não forem consumidos como forma de energia, serão transformadas em armazenamento, deixando a gordura localizada principalmente na área dos culotes.

A principal recomendação dos nutricionistas é começar a fazer algumas substituições na alimentação, trocando alimentos altamente calóricos por algo mais saudável, que não prejudique tanto a saúde.

“Algumas substituições ajudam na perda de gordura como: substituir o açúcar por adoçante; leite e iogurtes integrais pelas versões light ou desnatados; queijos amarelos por queijo branco, cottage ou ricota; pães e torradas pelas versões integrais e light; frituras por assados, cozidos e grelhados; consumir menos carnes gordurosas e mais magras, como peixe e frango; evitar doces de sobremesa e comer frutas ou doces a base de frutas; refrigerantes sempre nas versões light ou zero”, aconselha Michelle.

Os males do estresse
Que o estresse causa muitos males ao nosso dia-a-dia, isso não é novidade. Mas essas respostas físicas e mentais vêm trazendo grandes problemas para a saúde e estão bastante presentes na elevação da taxa de gordura.

“O estresse, causado por questões emocionais ou por pressão no trabalho, por exemplo, tem sido considerado um dos principais fatores predisponentes ao acúmulo de gordura, especialmente na região abdominal. Situações estressantes propiciam o aumento na secreção de cortisol, hormônio que estimula o apetite e aumenta a proliferação e o acúmulo das células de gordura”, explica Tarcila.

A prática de exercícios físicos, principalmente a corrida, além de regularem a taxa de gordura, também diminui o estresse do dia-a-dia, deixando os problemas em segundo plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário