sexta-feira, 19 de março de 2010

Danças Folclóricas de Pernambuco


Bumba-meu-boi (variante pernambucana):
Originalmente ligado ao Ciclo do Gado, remonta à tradição cristã chegada ao Brasil através da evangelização efetuada pelos missionários católicos, envolvendo as idéias da morte/ressureição e a luta pela existência dos vaqueiros. É um teatro popular, satírico e direto encontrado em todo o Nordeste. Sua complexidade e duração têm tornado o Bumba-meu-boi mais simples nos centros urbanos e agora está sendo chamado de boi ou boizinho.
Cavalo marinho:
É um auto de teatro popular, com influências nas tradições das danças portuguesas, que conta o dia-a-dia, a religiosidade e as tribulações dos trabalhadores dos antigos engenhos de açúcar, principalmente da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do Agreste da Paraíba. A dança é acompanhada geralmente por ganzá, rabeca, pandeiro e bagé (reco-reco).
Caboclinhos:
De origem indígena, é um folguedo bastante tradicional em Pernambuco. Talvez o mais antigo do Brasil, pois seu primeiro registro data de 1584. A dança representa batalhas, caçadas e colheitas. A música, leve e ligeira, é executada por pífanos, reco-recos e ganzás. As coreografias são muito ricas, com passos que exigem desenvoltura e agilidade.
Maracatu rural:
Também conhecido como maracatu de baque solto porque, diferentemente do maracatu urbano, há um improviso maior tanto na melodia quanto na letra. Folguedo popular de origem indígena, nasceu nos canaviais das terras dos engenhos da Zona da Mata Norte de Pernambuco no início do século XX. Conta a saga dos plantadores de cana-de-açúcar, os guerreiros do canavial, mostrando a destreza nos movimentos dos caboclos através da mistura de vários folguedos. Antes de sair para dançar, os caboclos bebem o azougue, um coquetel que mistura pólvora, limão e cachaça. Taí o segredo que não os deixam perder a animação, mesmo vestidos com pesadas fantasias (mais de 40 quilos).
Coco:
Dança de influência africana, teve suas origens no ato dos escravos em quebrar o fruto do coqueiro batendo uma pedra contra o coco, cantarolando enquanto realizavam as tarefas. Geralmente é dançado em roda, na qual homens e mulheres dão o ritmo com as mãos e os pés. É um folguedo popular presente em quase todo o Nordeste.
Ciranda:
Tem sua origem nas danças infantis portuguesas. No Brasil, teve início na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no município de Goiana, estendendo-se posteriormente para todo o Nordeste. Todos os participantes dão as mãos e formam uma roda cujo movimento simula o das ondas do mar. São acompanhados pelo “puxador”, que canta os versos, e uma pequena orquestra.
Pastoril:
Originado em Portugal, o pastoril é uma mistura de dança com teatro que retrata o nascimento de Jesus Cristo e se apresenta geralmente no período natalino. É composto por moças divididas em dois grupos: o cordão azul e o cordão encarnado, que cantam e dançam em homenagem ao menino Jesus; e a Diana, que fica no meio moderando a disputa entre os simpatizantes dos dois cordões.
Mamulengo:
De origem européia, o mamulengo possui influência no catolicismo da Idade Média na tentativa de dar animação aos personagens do presépio. Parecido com a marionete dos franceses, diferencia-se por não possuir cordão para dar movimento aos bonecos que são ocos, possibilitando o movimento com as mãos, daí a origem do nome: mão molenga, mamulengo.

Um comentário:

  1. Muito, interessante, mas e o frevo, não é de PE? Qual a sua origem você sabe?! Obrigada!!!

    ResponderExcluir